Como tirar manchas de vinho de tecidos

Saber como tirar manchas de vinho de tecidos é um conhecimento necessário e extremamente útil. Aprenda dicas para fazer isso de forma prática e rápida!

Uma maneira eficaz de diminuir os riscos de incidentes desse tipo e até mesmo o desperdício é utilizar o corta-gotas. Um acessório simples que ajuda a servir o vinho com praticidade e elegância.

Mas ainda assim, imprevistos acontecem e podem acabar com a sua festa. Para evitar que isso ocorra preparei uma seleção de dicas simples e práticas para ajudar a tirar as manchas sem deixar nenhuma marca no tecido.

Vale destacar que para a limpeza ser um sucesso é importante agir com rapidez e, de preferência, antes da bebida secar. Confira!

Leite

leite

Mergulhe a roupa em uma panela com leite e ferva a mistura. Após ferver, deixe-a de molho até que a mancha suma. Antes de tentar remover a marca, o ideal é colocar um pouco de leite em alguma área, pouco visível, do tecido. Se manchar ou desbotar tente outro método.

Vinho Branco

Foto_VinhoBranco

Ao derramar vinho tinto no tecido, use vinho branco na mancha. O ideal é retirar o excesso do líquido com guardanapo e esfregar o vinho branco por cima. Se puder, em seguida, lave a peça com água e sabão, contudo, caso não possa fazer isso no momento, retire o excesso de vinho branco com o guardanapo, enquanto a mancha some.

Limão e Sal

limao

Neste método, assim que o vinho for derramado, coloque bastante sal e suco de limão na marca. Aguarde enquanto a mistura age no tecido, o que pode levar de trinta minutos à uma hora, até que a mancha seja completamente retirada. Depois esfregue e lave com água e sabão. Se a roupa for branca, coloque no sol para secar, porém, se for colorida deixe em algum local na sombra. Quando terminar é importante lavar bem as mãos para evitar manchar a pele.

Gelo

forma de gelo

Outro método de retirada de manchas de vinho, porém, bem mais simples, é o gelo. Passe-o no local imediatamente, ele irá evitar que o tecido absorva o vinho tinto e crie uma marca horrível.

Pronto! Com essas dicas simples você poderá utilizar o que estiver disponível no momento para minimizar o constrangimento e aproveitar a festa numa boa.

21 comentários em “Como tirar manchas de vinho de tecidos”

  1. LUCIA disse:

    Pessoal, depois de ler todas as dicas e post’s, totalmente desanimada, fervi vinagre de maçã e coloquei a roupa de coroinha do meu filho dentro. A mancha (totalmente seca) sumiu como que por encanto! Terá sido milagre de Páscoa?

  2. Rosi Toledo disse:

    Coloquei cloro e água norma, saiu na hora mas só funciona emroupas brancas.

  3. valdiele disse:

    Como tirar manchas de vinho em roupa branca?

    1. Olá, Valdiele. Tudo bem?

      Você pode utilizar a dica citada no post “Limão e Sal’, ela também ajuda com as manchas em tecidos brancos. :)

      Forte abraço!

  4. Franco disse:

    Hoje chegamos do fim de ano e minha filha está muito chateada porque suas roupas estão todas molhadas e uma que é bege parece que está branca. Ela acha que foi champanhe. Pode ser e como posso ajudá-la?

    1. Olá, Franco. Tudo bem?

      Confesso que nunca ouvi dizer que champagne pudesse modificar a cor de um tecido. Ele é incolor, assim como o vinho branco, e dificilmente irão manchar o tecido. Conheço somente água sanitária que dá esse aspecto. De qualquer forma, aconselho que você lave bem a peça e deixe de molho por uma hora ou mais, se a mancha for causada pelo champagne, ela irá sair só com a lavagem.

      Forte abraço e feliz 2014!

  5. rosangela moretti disse:

    Derramei vinho tinto em uma calça jeans de cor rosa, molhei passei vinagre branco, depois usei um similar a “vanisk” e joguei água quente. Foi magico a mancha desaparecei em menos de um minuto. Fica aqui uma dica mt boa e deu certo.

    1. Sommelier Wine disse:

      Que bacana, Rosangela!
      Ainda bem que conseguiu salvar a calça não é?

      Abraços.

  6. MARIA DAYSE MEDEIROS CAMPOS disse:

    eu tomo todos os dias vinho uma taça, gosto do vinho bem corpado, ou seja forte, seco , compro sempre quando encontro em promoção, mais sempre quando deixo cair na toalha lavo logo e sempre sai a mancha com sabão e muita agua

  7. Ah meu sofá é de tecido… beje. Derrubei vinho tinto no braço do sofá… passei bastante GELO. Quando secou não tinha mancha.

  8. Derrubei vinho tinto no sofá, usei a dica de passar GELO… passei bastante logo que derrubei… no outro dia estava seco e a mancha saiu! obrigada pela dica.

  9. valderio disse:

    Como tirá manchas de vinho de tecido da algodão qundo o tecido for da cor de Rosa.

  10. thais disse:

    hoje estava a procura de um método para tirar uma mancha de vinho de uma camisa que havia secado, misturei duas dicas: coloquei vinagre em cima da mancha( que não era pequena) logo em seguida coloquei na água quente com um similar do “vanish” e MÁGICA, a mancha saiu na hora, até levei um susto, fiquei procurando a mancha, não acreditei na rapidez.
    Adorei

    1. isabel disse:

      Thaís, estava na mesma situação que vc, já havia secado ea roupa era nova. Desespero!
      Mais procurei várias dicas, encontrei a sua e tinha os ingredientes em casa, foi batata!
      Graças a Deus roupa nova.
      Obrigada!!

    2. Sommelier Wine disse:

      Olá, Thais. Boa tarde!

      Que maravilha, não é? Agora não precisa mais se preocupar caso a toalha suje. Você já tem a receita mágica!

      Abraços.

  11. Breno disse:

    Como tirar mancha de sofá??

    1. Olá, Breno!

      Como já foi dito, manchas de vinho tinto são realmente complicadas de remover. Você pode até tentar fazer a limpeza com a solução de um bom sabão líquido e um pouco de água oxigenada, mas não é garantia de que irá dar certo. Caso não funcione, uma boa alternativa é procurar em sua cidade uma lavanderia especializada em sofás.

      Abraço.

  12. marilene disse:

    como tirar mancha de vinho em roupa branca que nao foi lavada no momento?

    1. Olá, Marilena!

      Manchas de vinho quando estão secas são realmente complicadas de serem removidas. No entanto, encontramos uma solução que pode funcionar. Dá uma olhada nesse post e siga o passo a passo: http://vinho.me/1645ZGX.

      Abraço!

      1. Joicy Alves disse:

        Como tiro uma mancha ( já seca ) de vinho tinto de um short amarelo?

        1. Olá, Joicy!

          Você pode tentar removê-la com produtos como o vanish (para roupas coloridas), esfregando-o bem no local da mancha e deixando a roupa de molho em uma solução com o produto por cerca de 10 minutos. Outra alternativa é passar vinagre branco e deixar a roupa de molho na água quente. São duas opções que costumam funcionar. Esperamos que dê certo com você também.

          Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>